Inicial > Segurança e Ordem Pública > Notícias > Ciosp recebe visita institucional de representantes...

Secretaria de Município de Segurança e Ordem Pública

19/03/2025 24/03/2025 15h26m

Ciosp recebe visita institucional de representantes da Prefeitura e da Brigada Militar de São Borja


Foto: Samuel Marques (PMSM)

Referência para outros municípios, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) qualifica a gestão da segurança pública em Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, recebeu na tarde desta quarta-feira (19) uma visita institucional de representantes da Prefeitura e da Brigada Militar de São Borja. A comitiva foi recebida no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), ocasião na qual os gestores locais apresentaram o processo de estruturação e os benefícios do Centro Integrado, bem como os seus reflexos na segurança pública.

“O monitoramento eletrônico é uma ferramenta essencial para garantirmos segurança, eficiência e transparência em nossa cidade. Hoje, recebemos a comitiva de São Borja para apresentar o nosso Centro Integrado de Operações de Segurança Pública. Compartilharmos com outros municípios nossas experiências positivas e mostrar os investimentos na área da segurança é a prova de que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Rodrigo Decimo, durante a recepção dos visitantes.

A comitiva foi composta pelo prefeito de São Borja, José Luiz Rodrigues Machado; pelo secretário de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Segurança, Trânsito e Defesa Civil de São Borja, Moacir Tiecher; e pelo comandante do 2º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (2º BPAF), Major Josoé Gonçalves Stivanin.

“É um imenso privilégio recebermos aqui os gestores públicos de São Borja, e o comando da Brigada Militar desta região. Santa Maria possui uma proeminência regional, em diversos aspectos. No quesito segurança, a experiência do Ciosp tem se mostrado exitosa, e muitas cidades, inclusive de outros estados, vem até aqui para conhecer e estudar a melhor forma de replicar esta iniciativa em seus municípios”, comenta o superintendente do Ciosp, Paulo Sérgio da Silva.

CIOSP

Ferramenta essencial para o monitoramento e prevenção de crimes em Santa Maria, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) é um espaço mantido pela Prefeitura e que viabiliza aos órgãos de segurança pública a integração (troca de informações); inteligência e tecnologia (cercamento eletrônico, videomonitoramento, softwares analíticos, entre outros). Neste espaço operam, em tempo integral, os atendimentos dos Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (com o diferencial que a regulação é feita aqui na cidade em tempo integral), Brigada Militar, Polícia Civil, e órgãos da Prefeitura, como Guarda Municipal e Superintendência de Trânsito.

A rede de videomonitoramento mantida pelo Município conta, atualmente com 1,2 mil câmeras. Além disso, o cercamento eletrônico – sistema composto por 40 câmeras estrategicamente posicionadas que monitora e registra a entrada e saída de veículos em Santa Maria – é outro recurso essencial para as atividades das forças de segurança. As câmeras do Município registraram quase 2 mil flagrantes e pós-crimes nos últimos dois anos, se refletindo na elucidação de homicídios em Santa Maria, que supera a média nacional.

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Samuel Marques (PMSM) e Breno Surreaux (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial