Secretaria de Município de Segurança e Ordem Pública
Projeto Trânsito e Educação
A Educação para o Trânsito, de acordo com a Constituição Federal, a Base Nacional Comum Curricular e o Código de Trânsito Brasileiro, deve ser trabalhada de forma transversalizada desde a educação infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. Dessa forma, tem o objetivo de maior conscientização das crianças e adolescentes sobre respeito, empatia, solidariedade e cidadania no trânsito, reforçando a importância da educação como o meio para se atingir efetivamente a segurança no trânsito, com destaque para a responsabilidade de todos pela preservação da vida. Educar e aprender são fenômenos que envolvem as múltiplas dimensões do ser humano, portanto, para que haja sentido individual e social é preciso superar as formas de fragmentação do processo pedagógico em que os conteúdos não se relacionam, não se integram e não se interagem.
Nesse sentido, os temas transversais têm a essência de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos sujeitos em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na BNCC. A transversalidade refere- se à ação pedagógica que se propões a trabalhar com temas, considerados relevantes, cujos conteúdos podem estar relacionados a todas as disciplinas. O tema transversal não é uma disciplina, ele transpassa as disciplinas, tendo como principais objetivos potencializar valores, fomentar comportamentos e desenvolver posturas e atitudes frente a realidade social, trazendo a possibilidade de se estabelecer , na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real. Quando se fala em robótica, pode-se associá-la à ficção científica ou ao uso das tecnologias relacionadas à indústria, à fabricação de robôs ou, ainda, à interação entre os seres humanos e os ambientes através da inteligência artificial. Porém, nos dias de hoje, a robótica é tida como importante ferramenta educacional, utilizada no desenvolvimento das habilidades relativas ao uso de tecnologias num mundo em constante evolução, que leva as escolas a buscar instrumentos e metodologias para a atualização das práticas docentes e a organização do currículo escolar. O avanço tecnológico, especialmente relacionado à robótica, é um importante e atrativo recurso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos no Ensino Fundamental, pois, ao mesmo tempo que promove a conscientização sobre as principais regras de trânsito (sinalização, direção defensiva e comportamento seguro para condutores, pedestres, ciclistas, passageiros e motociclistas), desenvolve as habilidades de programação, raciocínio lógico e trabalho em equipe dos participantes.
Assim, em uma iniciativa de parceria entre as Secretarias de Mobilidade Urbana e de Educação, atualmente todas as escolas da rede municipal de Santa Maria têm o maior investimento em Educação para o Trânsito do país, com a implementação do Projeto Trânsito & Educação. O projeto promove a Educação para o Trânsito de forma inovadora, como estratégia que incorpora a computação ao material didático para a formação integral dos alunos, contribuindo para a promoção da cidadania e da segurança viária. Com o objetivo de prover os professores e gestores dos instrumentos necessários a fim de incorporá-los às suas metodologias pedagógicas, possibilita construir projetos interdisciplinares através das potencialidades da robótica educacional aliadas às metodologias didáticas, proporcionando às crianças e adolescentes a criatividade e a capacidade de desenvolver dispositivos tecnológicos presentes em seu cotidiano, aliando, ainda, a arquitetura urbana às questões da mobilidade no trânsito. Através da integração dos conceitos de educação no trânsito e computação/robótica educacional, com uma abordagem lúdica e interativa no ensino de segurança viária, é facilitado aos alunos o desenvolvimento do pensamento crítico e da tomada de decisões conscientes através de construções e programações que simulam situações reais de trânsito, preparando-os para a conduta e comportamento de cidadãos ativos, críticos, participativos, criativos, voltados à segurança e ao respeito à vida.