Secretaria de Município de Desenvolvimento Social
28/03/2025 28/03/2025 15h39m
Prefeitura de Santa Maria participa do 1º Encontro Gaúcho de Acolhimento em Família Acolhedora, em Gramado

O Serviço de Família Acolhedora (SFA) representou o Município no evento, realizado de 26 a 28 de março
A Prefeitura de Santa Maria esteve presente no 1º Encontro Gaúcho de Acolhimento em Família Acolhedora, realizado de quarta-feira (26) até esta sexta-feira (28). Organizado pelo Instituto Acolher, a iniciativa promoveu a troca de conhecimentos por meio de palestras e mesas-redondas conduzidas por mestres, doutores e profissionais de destaque no cenário nacional.
Segundo Janaina Schimitt Procopio, coordenadora do Serviço de Família Acolhedora (SFA) de Santa Maria e assistente social, o evento reuniu especialistas renomados em acolhimento familiar para compartilhar experiências, desafios e avanços na área:
"Estes espaços de discussão e capacitação são muito importantes para ampliarmos e efetivarmos mais Serviços de Família Acolhedora. Levar o assunto a mais municípios do Estado possibilita que se amplie a realização do acolhimento familiar, considerando que, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o acolhimento familiar deve ser prioritário", destaca.
Apesar de ser denominado Encontro Gaúcho, o evento foi aberto em âmbito nacional, contando com a presença de equipes de diferentes estados do Brasil, interessadas em aprimorar a temática do acolhimento familiar. No contexto estadual, a atividade buscou refletir sobre como está sendo a implementação dos SFAs no Rio Grande do Sul.
"Pensar coletivamente a importância de realizarmos o acolhimento em um ambiente familiar é algo que precisa ser fortalecido. Por isso, acredito que seja o momento do Rio Grande do Sul ampliar os Serviços de Família Acolhedora. Os dados demonstram que o acolhimento familiar traz mais benefícios e atende melhor aos interesses da criança. Precisamos inverter a lógica do acolhimento: mais crianças em famílias acolhedoras, ao invés de em instituições de acolhimento", avalia Janaina.
FAMÍLIA ACOLHEDORA
O Serviço de Família Acolhedora de Santa Maria foi criado pela Lei 6.945, de 19 de outubro de 2020, e inaugurado em 10 de outubro de 2022.
O que você precisa saber para ser uma Família Acolhedora:
- Ter mais de 18 anos;
- Não estar em processo de habilitação ou habilitado no Sistema Nacional de Adoção;
- Concordância de todos os membros da família que residem no domicílio;
- Residir no município de Santa Maria;
- Não ter antecedentes criminais, comprometimento psiquiátrico e/ou dependência de substâncias psicoativas (regra para todos os membros da família que residem no domicílio);
- Disponibilidade para participar do processo de formação inicial;
- Ter disponibilidade para comparecer às atividades programadas pelo serviço e para o acompanhamento sistemático da equipe técnica;
- Disponibilidade para atender aos compromissos necessários aos cuidados com a criança e/ou adolescente (levar e buscar na escola, visitas ao médico e outros profissionais, atividades extracurriculares, reuniões escolares, entre outros);
- Comprometimento com a função de proteção até o encaminhamento da criança e/ou adolescente para a família de origem e/ou extensa ou família por adoção.
Documentos para inscrição:
(Para todos os maiores de 18 anos que residem no domicílio)
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Comprovante de residência atualizado (conta de água, luz ou telefone);
- Certidão Negativa de antecedentes da Polícia Civil ;
- Certidão Judicial Cível Negativa;
- Certidão Judicial Criminal Negativa.
Mais informações
Endereço: Rua Astrogildo de Azevedo, 23, 4º andar, Bairro Centro
E-mail: familiaacolhedora.sm@gmail.com
Telefone: (55) 99158-9378
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria