Inicial > Desenvolvimento Econômico e Inovação > Notícias > Prefeitura lança o Arranjo Produtivo Municipal...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Inovação

28/03/2025 28/03/2025 19h20m

Prefeitura lança o Arranjo Produtivo Municipal Têxtil como estratégia de desenvolvimento territorial


A formação do grupo é uma iniciativa do Executivo Municipal para incentivar a cooperação e o desenvolvimento do setor em Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria deu início às atividades do Arranjo Produtivo Municipal (APM) Têxtil na quinta-feira (27), em um ato de lançamento realizado no Sindilojas Região Centro. Com a adesão de 11 empresas do setor, o APM está oficialmente consolidado e pode avançar em seus objetivos de promoção do desenvolvimento por meio da cooperação, inovação, incentivos e capacitações, que serão disponibilizadas conforme as necessidades identificadas. Atualmente, o município conta com mais de 250 CNPJs têxteis, incluindo MEIs. Para fortalecer suas ações, a iniciativa contará com parceiros como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), Sebrae, Senai, entre outros.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi, entre os objetivos estratégicos do APM Têxtil está a promoção da transferência de conhecimento e tecnologia, com foco na aproximação entre a produção científica das universidades e as demandas práticas das empresas participantes.

“O fortalecimento da cadeia de valor ligada à indústria têxtil também contempla o aumento da competitividade, a redução de custos, a geração de empregos e muito mais. Para o município, vemos a possibilidade de incremento da renda local, sendo um crescimento diversificado e de dentro para fora", explica o secretário.

PRÓXIMAS ETAPAS

Durante o evento, Gabbi também apresentou as atribuições da Secretaria e as etapas macro pelas quais o APM Têxtil passará, incluindo diagnósticos, definição de prioridades, soluções para problemas e resultados. Ele ressaltou a importância de manter a iniciativa atuante, sem deixá-la enfraquecer. As empresas que participaram do encontro e aderiram ao APM responderão a um questionário elaborado pelo Núcleo de Inovação e Competitividade (NIC), da UFSM, responsável por apresentar um diagnóstico do setor em Santa Maria.

OPORTUNIDADES

Por meio do APM Têxtil, além das oportunidades de crescimento e solução de problemas que afetam as empresas do setor, será possível o acesso a linhas de crédito e editais de fomento disponibilizados pelo Poder Executivo Municipal ou Estadual.

APMs

A iniciativa integra uma política pública mais ampla, voltada à estruturação de arranjos produtivos locais em Santa Maria. Neste ano, também foi consolidado o APM Metalmecânico. Novos arranjos, voltados a outros setores prioritários para a economia do município, deverão ser lançados nos próximos meses.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Marcelo Oliveira (MTb: 21.632)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial