Secretaria de Governança
26/03/2025 27/03/2025 21h00m
Condições da RSC-287 são tema de reunião com governo do Estado, concessionária Sacyr e Agergs

A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira (26), em Porto Alegre
As condições de trânsito da RSC-287 foram pauta de uma reunião, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Porto Alegre, de representações políticas de Santa Maria e Região Central. Na noite desta quarta-feira (26), o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, participou do encontro que contou com a presença do secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e do secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Beto Fantinel, além de representações da empresa Sacyr, da Rota Santa Maria, da Câmara de Vereadores de Santa Maria e da Agência de Regulação do Rio Grande do Sul (Agergs).
As principais pautas apresentadas estão relacionadas à reconstrução da ponte sobre o Arroio Grande, no Distrito de Palma; a antecipação da duplicação da RSC-287; as obras de “pare e siga” - que geram engarrafamentos e longa espera -; e, ainda, a isenção de pagamento de pedágio aos moradores de Palma e Arroio do Só.
“A 287 é uma das artérias econômicas e sociais da nossa região, e estamos mobilizados com prefeitos, vereadores e associações da região para cobrar mais agilidade nas demandas apresentadas. Vamos pressionar com força política e mobilização para que sejamos atendidos com agilidade e eficiência”, destacou o prefeito Rodrigo Decimo.
O secretário Capeluppi informou que, em breve, deve autorizar a concessionária a antecipar a construção da nova ponte já conforme o projeto de duplicação, e, ainda, duplicar a rodovia em cerca de 1 quilômetro - 500 metros para cada lado da ponte. Nas próximas semanas, o secretário se comprometeu em fazer uma visita técnica à Região Central.
O diretor da Sacyr, Leandro Conterato, destacou que a construção da nova ponte não interferirá na situação atual de tráfego - com as duas pontes móveis do Exército -, já que a nova estrutura será construída ao lado. Em relação às obras de “pare e siga”, que têm gerado congestionamentos, Conterato explicou que são obras profundas, já que o asfalto naquele trecho - entre as pontes móveis e o pedágio de Palma - está bastante danificado e antigo, sendo necessárias intervenções de melhorias.
Já o diretor-geral da Agergs, Carlos Alvim, disse que a Agência é sensível às demandas apresentadas e levará ao conselho da autarquia as situações postas por prefeitos e vereadores.
Também participaram da reunião, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobon; os parlamentares integrantes da Comissão Especial do Legislativo, Marcelo Bisogno, Guilherme Badke e Sidi Cardoso, além dos vereadores Rudys Rodrigues e Helen Cabral. A reunião também contou com o secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Marcelo Dalla Corte, e com uma comitiva de prefeitos e vereadores da Quarta Colônia.
Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Breno Surreaux Fixman (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria