Educação Fiscal
10/04/2025 10/04/2025 10h30m
Equipe do Programa de Educação Fiscal visita a EMEF Livia Menna Barreto

Educação Fiscal e Cidadania foram as temáticas abordadas nas turmas
Para falar com os estudantes sobre Educação Fiscal e Cidadania, a Equipe do Programa de Educação Fiscal esteve, na quarta-feira, 9, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Livia Menna Barreto. A manhã começou na turma de pré, com contação da história da Tartaruga Empolgada. Uma tartaruga que, ao comprar um vestido, esquece de pedir o cupom fiscal e se arrepende pois, ao querer trocá-lo, não pôde. A tartaruga empolgada aprende com seu erro e, a partir de então, promete sempre pedir o cupom fiscal em suas compras. A história foi escrita por uma professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena.
Em seguida, a equipe visitou a turma de 5º ano, para falar sobre Educação Fiscal e Cidadania, foi apresentado o vídeo “A fábula da corrupção” que utiliza animais para ilustrar como a corrupção, a ganância e as alianças desonestas podem levar à ruína de um indivíduo e o desgaste de uma comunidade. Após o vídeo, ocorreu uma conversa sobre a temática abordada e, por fim, foram entregues brinquedos às crianças. A próxima turma foi a do 6º ano, em que foi exibido o vídeo “Que nem gente grande” que apresenta a história de um grupo de crianças que brincam de loja, aprendendo sobre vendas, impostos e a importância dos recibos. Após a atividade, foram entregues brinquedos.
A visita à escola foi marcada por momentos de aprendizado, reflexões e muita interação com os estudantes. As atividades desenvolvidas - a contação "Tartaruga Empolgada", a exibição do vídeo “A fábula da corrupção” e as discussões sobre cidadania e responsabilidade fiscal - permitiram que os alunos compreendessem a importância da Educação Fiscal nas atividades do cotidiano. A entrega de brinquedos encerrou cada atividade com alegria e reforçou o compromisso do programa em promover uma educação cidadã.
Texto e fotos: Gabriela Leandro, estagiária de jornalismo pela UFSM